Meu primeiro carro. Qual escolher? Dicas para escolher certo

Meu primeiro carro. Qual escolher? Dicas para escolher certo

Meu primeiro carro. Qual escolher? Dicas para escolher certo

Ter um carro hoje em dia se tornou uma necessidade real na vida de nós brasileiros que trabalham e vivem nas grandes metrópoles. Comprar um carro deixou a muito tempo de ser um requinte de luxo e ostentação para se tornar uma opção de escape e flexibilidade. Por isso é muito importante saber escolher o seu primeiro carro para que ele atenda às suas expectativas de recém habilitado e justifique o seu investimento.

Antes de mais nada, é legal trabalharmos as 2 perguntas na hora da aquisição no mercado de automotivos que é: Comprar meu primeiro carro 0km ou seminovo?

Primeiramente vou pontuar de forma rápida algumas vantagens abaixo sobre as opções acima, e gostaria de deixar claro que este post terá ênfase em carros seminovos pois acredito que o fato de ser o seu primeiro automóvel é desejável ter um melhor custo-benefício em um carro mais completo.

As Vantagens de um carro 0km…

Carro novo – Óbvio! Ter um carro novo é uma sensação impagável. E a principal vantagem é que você não vai se preocupar com a saúde do carro durante um bom tempo além de conhecer perfeitamente ao longo do tempo pois ele é seu desde o início.

Garantia – Qualquer problema durante a garantia do carro é responsabilidade da concessionária;

Revenda – Ao revender um carro novo é possível recuperar grande parte do investido pois o fato de andar com um carro do ano já paga o valor perdido ao tira-lo da concessionária.

As desvantagens do carro Novo são as vantagens do seminovo.

As vantagens de um Seminovo aponta as principais desvantagens do 0k onde é provável que o custo considerando carros de entrada vai equivaler de R$35.000,00 para cima.

 Menor investimento – Compre um carro completo com o valor de um 0km “liso”. Em contrapartida você poderá optar por carros mais antigos e em compensação mais completos que versões básicas novas.

Menor gasto – Um carro 0km deve ter suas revisões e ajustes feitos em concessionária, o que pode aumentar muito o valor de manutenção do veículo. Um seminovo exige cuidados para mantê-lo, mas dependendo da sua procedência isso é considerado um custo baixíssimo se comparado a ajustes e adição de acessórios em concessionaria e sem dúvida jamais será um problema com donos cuidadosos.

Confiabilidade –Você pode encontrar modelos com um alto grau de confiança dos seus antigos donos já que é carro mais explorado, onde os mecânicos possuem grande conhecimento da mecânica e plataforma do veículo.

Ok, mas o que devo considerar na hora de escolher meu veículo seminovo?

Comece pelas montadoras e pelo tipo de carro que lhe agrada. Devo aconselhar sempre a comprar o que certamente vai te satisfazer pessoalmente. Nunca compre um carro apenas pensando em suprir uma necessidade imediata de curto prazo e sim, como ele vai te atender durante pelo menos o tempo de seu financiamento.

Da mesma forma Vamos partir de montadoras relevantes com um custo de manutenção legal. Só para exemplificar, podemos começar com Honda e Toyota que são duas marcas de ótima popularidade. Por outro lado podemos selecionar juntamente com outras que nos oferecem opções para economia. Lembre-se acima de tudo que qualquer carro pode ser uma bomba na mão de donos irresponsáveis e negligentes.

Faça a escolha certa!

Após identificarmos as características das montadoras, tenha em mente o tipo de carro seja eles sedan, suv, hatch, pick-up e etc… da mesma forma pense na utilidade que vai ter, caso queira comprar um superesportivo achando que vai viajar com conforto; vai acabar se frustrando.
Caso queira conhecer os tipos de veículos e entender as diferenças entre cada categoria, clique aqui!

Todavia continuamos com algumas marcas e tipos de carro em mente, agora vamos saber a faixa de preço que podemos pagar e selecionar os modelos que desejamos comprar.

Algo muito importante que você deve fazer é, antes de ir em qualquer loja de seminovos faça pesquisas na internet e posteriormente marque de ver o carro.  Uso aplicativos/sites para isso:

Webmotors: É possível segmentar sua busca com filtros excelentes bem como comprar de pessoa física e jurídica.

Mercado Livre: Também é uma ótima ferramenta, mas atenção pois o filtro do mercado livre pode conter carros com anos incorretos falta de informação.

Icarros: Também um ótimo comparador. Neste é possível ter noção do custo da tabela fipe de forma mais fácil.

Estamos quase lá…

Após escolher o carro e contatar o vendedor, tenha cuidado!

Peça o máximo de informações sobre a quilometragem, viagens feitas, problemas que já apresentou, quantos donos já teve e o porquê está vendendo. É Inegavelmente vantajoso encontrar pessoas que vão precisar passar o veículo urgentemente por motivos pessoais.

Marque um encontro para ver o carro, mas é sempre bom estar acompanhado de por exemplo: um bom mecânico, funileiro ou até mesmo de um motorista bem experiente com compra de carros. Escolha lugares estratégicos como um estacionamento bem monitorado e bem iluminado e se possível, dê uma volta no carro caso realmente tenha gostado.

Hora de analisar o carro

Primeiramente vá sem compromisso e sem informar detalhes financeiros. Olhe detalhadamente a funilaria do carro e o interior na região dos volantes, pneus e etc. Desde já desconfie de carros de pouca quilometragem com o interior desgastado por conseqüência de uso. E por último, peça imediatamente um laudo pericial, se já houver faça outro! É muito importante saber sobre a saúde do veículo.

Carros em que se identificar que os donos foram cuidadosos ou que o veículo passou por poucos donos pode ser um bom sinal. Por outro lado existem os chamados carros inquebráveis e que caso você encontre a raridade de um único dono ou de Senhores cuidadosos pode ser um bom negócio.

Conclusão

A princípio carros em que se identificar que os donos foram cuidadosos ou que o carro passou por poucos donos pode ser um bom sinal. Existem os chamados carros inquebráveis e que caso você encontre a raridade de um único dono ou de Senhores cuidadosos pode ser um bom negócio.

Dessa forma considere essas dicas e faça uma boa escolha para um primeiro carro. Se gostou, ficou com dúvidas ou quer dar sugestões de algo que não falei, escreva um comentário para mim.

Até a próxima!

Nenhum comentário

Deixe um comentário